O tocotrienol do urucum é fonte de vitamina E, estando presente em cosméticos, produtos farmacêuticos e nutracêuticos, com características antioxidante, anti-inflamatória, neuroprotetora, além de outros benefícios para a saúde. Conheça mais sobre o urucum e o NaturalMax Tocotrienol do Urucum disponibilizado pela New Max Industrial.
O Urucum
O urucum (Bixa Orellana L.) é uma planta nativa brasileira, reconhecida por conter em suas sementes, pigmentos naturais utilizados pelas indústrias alimentícias em todo o mundo. Sua domesticação é atribuída a população da amazônia brasileira, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais da semente.
Apesar de ser reconhecido principalmente como matéria-prima de corante natural em alimentos, cosméticos e tecidos, o urucum é utilizado há muito tempo na medicina popular para o tratamento de um grande número de enfermidades. As atividades farmacológicas são encontradas em diferentes partes desta planta, fartamente documentada na literatura científica e citado como:
- Afrodisíaco;
- Analgésico;
- Anti-inflamatório;
- Antiácido;
- Antialérgico;
- Antibacterial;
- Anticoagulante;
- Antifebril;
- Antimicrobiano;
- Antioxidante;
- Antiparasitário;
- Cicatrizante;
- Combate à infecções estomatológicas;
- Prevenção e tratamento de câncer;
- Tratamento de doenças cardíacas e diabetes.
Diversas pesquisas apontam as atividades biológicas relacionadas à composição fitoquímica do urucum, confirmando a ampla gama de atividades biológicas da planta, incentivando sua introdução em produtos farmacêuticos. Entre as substâncias com atividades biológicas, algumas merecem destaque por apresentarem grande importância para a saúde humana, como por exemplo, o tocotrienol.
Vitamina E
Vital para a saúde humana, a vitamina E age na proteção das membranas celulares contra os efeitos prejudiciais causados pela oxidação, ganhando evidência no apoio à saúde cerebral, ocular, cardiovascular e proteção da pele.
A vitamina E é obtida através da dieta, uma vez que nosso organismo não a produz e a suplementação pode ser necessária para suprir as concentrações necessárias no sangue e organismo. A principal função biológica desta vitamina no organismo refere-se à ação antioxidante na prevenção da propagação dos radicais livres: moléculas com alta instabilidade que podem afetar a saúde a longo prazo, atingindo as estruturas celulares e processos metabólicos, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e condições inflamatórias.
Em resumo, a vitamina E mantém a integridade das membranas celulares, protegendo as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), sendo o principal antioxidante lipossolúvel do corpo, onde sua deficiência pode incluir sintomas de fraqueza e/ou perda de massa muscular, problemas de visão e outras doenças neurológicas. A vitamina E é composta por um grupo de 8 isoformas diferentes, subdivididas em quatro tocotrienóis (α-, β-, γ-, e δ-) e quatro tocoferóis (α-, β-, γ-, e δ-), sendo suas isoformas definidas pela posição e seu nível de metilação presente em óleos vegetais, sementes, castanhas, grãos e vegetais de folhas verdes.
Diferenças entre Tocotrienóis e Tocoferóis
Os tocoferóis possuem uma cauda saturada mais longa (fitila), o que os tornam estacionários e consequentemente protegem apenas uma área superficial delimitada da membrana celular. Já os tocotrienóis possuem uma cauda mais curta, com cadeias laterais insaturadas (farnesila).
Essa estrutura química permite que os tocotrienóis movam-se pelo corpo 50 vezes mais rápido que os tocoferóis, penetrando nos tecidos com maior eficácia e promovendo grande diferença em vários efeitos funcionais do corpo, como atividade antioxidante muito superior, explicando sua característica neuroprotetora.
Principais Fontes de Tocotrienóis
Os tocotrienóis são encontrados naturalmente em diversas fontes vegetais, principalmente em grãos e óleos, como no gérmen de trigo, óleo de soja, cevada, aveia, azeite de oliva, entre outros. Entretanto, essas fontes apresentam concentrações de tocotrienóis muito mais baixas do que os tocoferóis. Podemos encontrar concentrações de tocotrienóis mais altas em três fontes específicas: farelo de arroz, palma e urucum. O urucum é a única fonte natural com 100% de tocotrienóis e com maior poder antioxidante (gama e delta – tocotrienol).
Antioxidante e Anti-inflamatório
As formas gama e delta-tocotrienol foram 4 vezes mais ativas na eliminação de radicais peroxilas que as demais quando creditada à menor metilação do anel cromanol das substâncias da vitamina E. A capacidade antioxidante do tocotrienol se mostra eficaz no combate aos efeitos nocivos da radiação e na proteção da pele, além de aumentar a capacidade do sistema imunológico, induzindo a formação de esteróide anti-inflamatório.
Benefícios Vasculares
Estudos clínicos demonstraram que após 02 meses de suplementação com o tocotrienol do urucum a uma dosagem de 75 mg/dia, os níveis de colesterol total diminuíram em 13% e o LDL (colesterol “ruim”) em até 15%, enquanto o HDL (colesterol “bom”) aumentou em até 7%. Isso ocorre devido às propriedades dos tocotrienóis em inibir a HMG-CoA Redutase no fígado, que leva à regulação da produção de colesterol.
Os tocotrienóis inibem a adesão de células endoteliais de monócitos e agregação de plaquetas, evitando o estreitamento das paredes das artérias e a formação de coágulos. As isoformas delta e gama-tocotrienol inibiram 60 e 30 vezes, respectivamente, de forma mais potente que o alfa-tocoferol.
Neuroprotetor e Saúde Óssea
Diversos estudos têm mostrado o sucesso da relação entre a ingestão de tocotrienóis à proteção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Os resultados apontam que os tocotrienóis bloqueiam o processamento e localização da proteína de ligação ao fator transcricional HMG-CoA Redutase e o FPPs, enfraquecendo a patogênese do Alzheimer com sua atividade anti-inflamatória.
As atividades antioxidantes, supressor da via do mevalonato e modulador de genes mostram benefícios do tocotrienol para a saúde óssea, proporcionando aumento de osteoblastos, evitando a degeneração da densidade mineral óssea e da microarquitetura.
Saúde da Pele
Os tocotrienóis têm a capacidade de suprimir o melanoma (câncer de pele) e promover a cura de feridas causadas pela bactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Também minimizam a hiperpigmentação, reparando danos da pele e protegendo da exposição à luz com um fator de proteção solar de 5.5.
NaturalMax™ Tocotrienol do Urucum
A New Max Industrial é responsável pelo cultivo das sementes de urucum e pela produção do NaturalMax™ Tocotrienol do Urucum, sendo a primeira empresa brasileira a fabricar o tocotrienol extraído do óleo de urucum. O NaturalMax™ Tocotrienol do Urucum Óleo está disponível nas concentrações de 30%, 50% e 70%. O NaturalMax™ Tocotrienol do Urucum em Pó está disponível na concentração de 30%. O ingrediente pode ser aplicado em cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos.
São diversos os usos desta substância inovadora, com inúmeras possibilidades de aplicação. Se você ficou interessado e gostaria de saber mais sobre como podemos ajudá-lo, fale conosco!